Cursos Ofertados

OBJETIVOS: Qualificar os servidores públicos por meio de informações e exemplificações claras sobre situações conflituosas causadas por diversos fatores dentro da organização, bem como suas consequências, traumas e estratégias de eliminação.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Descobrindo os conflitos. Compreender o significado dos conflitos, bem como seus impactos. Identificar os tipos de conflitos existentes, conhecendo também suas causas e origens. Analisar possíveis situações conflituosas, compreendendo seus efeitos positivos e negativos.

  • Unidade 2: Convivendo com os colegas de trabalho. Compreender a existência de si e do outro como parte integrante da organização. Reconhecer os próprios erros e a partir deles buscar atitudes que promovam o seu crescimento pessoal e profissional. Adquirir a habilidade de ouvir, reconhecendo a importância das críticas construtivas como fator primordial para o bom desempenho da organização. Reconhecer a diversidade como fator enriquecedor do processo evitando situações preconceituosas.

  • Unidade 3: Assédio Moral. Compreender o significado de assédio moral, bem como seus aspectos legais. Reconhecer os possíveis alvos do assédio moral. Identificar os objetivos e estratégias utilizados pelo agressor. Analisar as consequências do assédio moral, assim como métodos de tratamento e prevenção.

  • Unidade 4: Mediando os Conflitos. Identificar possíveis soluções para minimizar situações causadoras de conflitos dentro da organização. Conhecer os diversos estilos de administração de conflitos, bem como estratégias de eliminação. Compreender o conflito como um fator importante para o processo de mudança.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de administração do tempo disponíveis.

Duração do curso: 15 dias | Carga horária estimada: 20h

  • Módulo 1: A Importância da Administração do Tempo. A importância do tempo para a qualidade de vida. Tempo e produtividade. Os princípios básicos da administração do tempo. Os desperdiçadores de tempo. Técnicas para minimizar os desperdiçadores de tempo.
  • Módulo 2: Administração do Tempo no Trabalho. Planejando o tempo no trabalho. Definindo prioridades. Fixando objetivos. A organização pessoal e da equipe. A procrastinação e suas causas. Tecnologia da informação e administração do tempo.

OBJETIVOS: Disponibilizar ao servidor da administração pública do estado de Santa Catarina conhecimentos teóricos e práticos, em nível básico, que possibilitem reconhecer a importância da gestão pública, da administração orçamentária, das boas práticas no desempenho de suas funções, da progressão profissional e da atenção à saúde, visando a excelência na prestação do serviço público.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Conhecendo a Administração Pública do Estado de Santa Catarina. Entender o funcionamento da administração pública estadual.

  • Unidade 2: Compras: processos de aquisição, responsabilidades fiscais e gestão de bens e serviços. Compreender e identificar os processos, regras, leis e práticas da aquisição e gestão de bens públicos e serviços tomados.

  • Unidade 3: Servidor Público: Direitos, deveres e boas práticas. Reconhecer e colocar em prática os direitos, os deveres e as boas práticas para o exercício da função pública.

  • Unidade 4: Desenvolvimento profissional e atenção à saúde. Compreender a importância do desenvolvimento de sua carreira profissional enquanto servidor público e perceber os benefícios da progressão funcional e atenção à saúde.

OBJETIVOS: Capacitar profissionais para criar e ministrar cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Moodle. Acessar o ambiente virtual de aprendizagem. Identificar as formas de navegação. Localizar e alterar seu perfil de usuário. Configurar um curso. Definir o uso de blocos laterais. Inscrever alunos no curso.

  • Unidade 2: Construção de Cursos. Montar e editar um curso. Adicionar recursos e atividades..

  • Unidade 3: Avaliação, Notas e Relatórios. Configurar e dar nota aos trabalhos dos alunos. Construir bancos de questões e provas. Consultar e alterar o livro de notas. Identificar os relatórios de curso.

  • Unidade 4: Tópicos avançados. Trabalhar com grupos. Estabelecer condições para conclusão de atividades e do curso. Restringir a disponibilidade itens de acordo com condições. Reutilizar atividades e cursos.

OBJETIVOS: Compreender a relevância da análise e melhoria de processos para administração pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução à gestão da qualidade. Conhecer o conceito da gestão da gestão de qualidade. Identificar os benefícios das ferramentas da gestão de qualidade. Entender o fluxograma do processo e como praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 2: A relevância da equipe. Reconhecer como o trabalho de cada servidor influencia na gestão de qualidade. Identificar qual a relação da equipe com a gestão de qualidade. Compreender os processos de trabalho que a equipe deve realizar para conseguir praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 3: A importância do Ciclo PDCA. Identificar o conceito do ciclo PDCA. Diferenciar cada fase do ciclo PDCA. Compreender como praticar o ciclo PDCA no dia a dia.

  • Unidade 4: A aplicação da metodologia de análise e solução de problemas na gestão de qualidade. Compreender o significado da MASP. Entender como usar a MASP no dia a dia. Identificar os benefícios da aplicação da MASP.

OBJETIVOS: Desenvolver uma compreensão aprimorada a respeito dos controles na administração pública, seu conceito, classificações e respectivos desdobramentos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Controle na Administração Pública e Prestação de Contas. Diferenciar as formas de controle na administração pública. Conhecer os conceitos preliminares em torno das prestações de contas. Compreender a importância das prestações de contas.

  • Unidade 2: Controle Externo. Identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo. Compreender as respectivas funções dos órgãos responsáveis pelo controle externo. Reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para com a transparência nas ações governamentais.

  • Unidade 3: Controle Interno. Reconhecer a função do controle interno. Compreender a relação existente entre controle interno e administração pública. Identificar a contribuição que os controles internos proporcionam a administração pública.

  • Unidade 4: Controle Social. Conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública. Identificar os instrumentos de controle social disponíveis a sociedade. Compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.

OBJETIVOS: O curso Criatividade e Inovação tem como objetivo apresentar os conceitos de criatividade e inovação aos servidores do estado de Santa Catarina por meio do viés da gestão de serviços públicos.  A partir de um recorte da literatura atualizada sobre o tema, busca-se pelas experiências exitosas nacionais e internacionais despertar no servidor um novo olhar sobre seu papel no atendimento às novas demandas da sociedade.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Criatividade e Inovação: um convite à reflexão. Diferenciar os conceitos de inovação e criatividade e ser capaz de perceber ambos os fenômenos em seu contexto de vivência. Entender o processo criativo e perceber seus padrões. Compreender o processo de inovação e suas diferentes manifestações e impactos. Entender o gerenciamento da criatividade e da inovação nas organizações.

  • Unidade 2: Inovação no Setor Público. Identificar as peculiaridades do setor público no que tange à gestão da inovação. Compreender o conceito de governo empreendedor e de coprodução do bem público e de que maneira essas abordagens contribuem para uma gestão inovadora dos serviços públicos. Conhecer o design thinking e perceber suas aplicações no atendimento às demandas da sociedade.

  • Unidade 3: Experiências inovadoras de sucesso no setor público. Identificar as formas inovadoras de gerenciamento dos serviços públicos na prática. Conhecer iniciativas internacionais e nacionais de destaque que inovaram a gestão dos serviços públicos. Compreender o contexto do estado de Santa Catarina e identificar os diferentes atores de seu ecossistema de inovação.

  • Unidade 4: Servidor Público: o agente da transformação. Compreender a comunicação e a tecnologia como ferramentas importantes nos processos inovadores. Identificar os novos papéis dos servidores públicos frente a uma sociedade conectada e com novas demandas. Entender o fluxo da administração pública com foco no cidadão. Compreender os servidores públicos como agentes fundamentais na construção de uma gestão pública eficaz e inovadora.

OBJETIVOS: Compreender os principais conceitos que envolvem a Gestão e Administração Pública. Introduzir os princípios aplicados a Gestão e Administração Pública. Fornecer os conceitos necessários para o Desenvolvimento e Aplicação de Competências dos Gestores Públicos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão e Administração Pública. Compreender os principais conceitos da Gestão e Administração Pública. Diferenciar a aplicação dos conceitos da Gestão e Administração do contexto Público, Privado e do Terceiro Setor. Identificar as Leis, Diretrizes Financeiras e Orçamentárias da Gestão e Administração Pública. Compreender os conceitos de Compras, Licitações e Contratos da Administração e Gestão Pública.

  • Unidade 2: Princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar os princípios da Gestão e Administração Pública. Compreender a Estrutura da Gestão e Administração Pública. Reconhecer a aplicação dos princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar fatores críticos e conflitos na aplicação dos princípios que regulamentam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 3: Competências Fundamentais na Gestão e Administração Pública. Identificar as competências requeridas na Gestão e Administração Pública. Reconhecer mecanismos para desenvolver as competências necessárias à Gestão e Administração Pública. Compreenderas competências necessárias à Gestão e Administração Pública e o Perfil Profissional dos Gestores Públicos. Descrever cenários organizacionais que limitam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 4: A Gestão e Administração Pública Contemporânea. Compreender  as necessidades das organizações e a Gestão e Administração Pública Contemporânea. Identificar os fatores críticos para o sucesso na Gestão e Administração Pública Contemporânea. Descrever as prioridades organizacionais e o bom andamento das atividades da Gestão e Administração Pública Contemporânea. Reconhecer os impedimentos e resolver conflitos existentes na Gestão e Administração Pública Contemporânea.

OBJETIVOS: Aprimorar o conhecimento teórico e  prático acerca da regular formalização das aquisições públicas, em especial quanto ao conteúdo e  as técnicas de elaboração dos documentos relevantes do processo licitatório: termo de referência, projeto básico, projeto executivo e edital, garantindo a sua legalidade e propiciando maior eficiência.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Instrumentos Indispensáveis à Licitação. Reconhecer a importância da fase interna ou preparatória da licitação. Compreender acerca dos principais conceitos e institutos atinentes ao processo licitatório. Distinguir os diferentes tipos de objetos que podem ser licitados e suas peculiaridades.

  • Unidade 2: Fase Interna da Licitação: Termo de Referência ou Projeto Básico. Definir e distinguir termo de referência, projeto básico e projeto executivo apontando sua utilização adequada. Identificar suas respectivas aplicações. Compreender a finalidade e a importância da definição clara e precisa do objeto para o sucesso da licitação.

  • Unidade 3: Elementos Essenciais ao Termo de Referência. Reconhecer os elementos necessários e suficientes para caracterizar o objeto de licitação. Compreender a estrutura básica do termo de referência e seus elementos. Identificar adequadamente a necessidade de contratação. Reconhecer o dimensionamento econômico do objeto licitado.

  • Unidade 4: Fase Externa da Licitação: Divulgação do Edital e Contração. Reconhecer os elementos que compõem o edital. Identificar as características e as cláusulas necessárias ao contrato administrativo, assim como as regras de prorrogação e alteração contratual. Compreender as ferramentas e exigências legais para o adequado acompanhamento da execução contratual e identificar as hipóteses de inexecução.

OBJETIVOS: Compreender o que é o desenvolvimento regional, bem como entender que as políticas públicas são, no Brasil, as promotoras do desenvolvimento regional. Entender ainda que há muitos impasses à implementação e municipalização de políticas públicas, no entanto, estes podem ser minimizados com a participação e envolvimento dos atores sociais (sociedade civil, servidores públicos, setores privados, ONGS) a qual promoverá o desenvolvimento local por intermédio da atitude empreendedora e seus mecanismos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Desenvolvimento Regional e Local. Compreender o conceito de globalização, território e sociedade. Identificar os diferentes conceitos de desenvolvimento e os indicadores aos quais estão relacionados. (Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável). Reconhecer a importância do desenvolvimento regional e como ele ocorre na prática, principalmente em relação à Santa Catarina.

  • Unidade 2: Políticas Públicas para Desenvolvimento Regional. Entender os conceitos e definições de política e a sua dinâmica. Compreender que com a descentralização política os municípios tornaram-se os responsáveis por implementar políticas públicas. Reconhecer a dinâmica da municipalização de políticas públicas. Identificar as principais dificuldades de implementação de políticas públicas e as técnicas e métodos de avaliação.

  • Unidade 3: Gestão do Desenvolvimento. Compreender os conceitos de poder local. Identificar os principais fatores locacionais e organizacionais que podem influenciar no desenvolvimento local ou regional. Assimilar a importância da governança e do exercício da cidadania no desenvolvimento regional/local.

  • Unidade 4: Empreendedorismo. Absorver o conceito do empreendedorismo. Captar as noções centrais da identificação e da criação de oportunidades de desenvolvimento. Entender o que é planejamento estratégico. Identificar as principais metodologias e teorias do empreendedorismo e da promoção do desenvolvimento local.  (Formação de Arranjos Locacionais, Promoção do turismo, Incubadores, entre outros).

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender, realizar e divulgar o ideal de conduta ética no serviço público.

Duração do curso: 15 dias | Carga horária estimada: 20h

  • Módulo 1: Ética. O que é ética. Premissas da conduta ética na função pública. Ética como instrumento de gestão. Elementos da corrupção. Características específicas do padrão ético.
  • Módulo 2: Aspectos da Vida Pública. Conceitos importantes. Iniciativas governamentais: a gestão pública. Código de ética do servidor público.

OBJETIVOS: Apresentar aos alunos os conceitos básicos da gestão de pessoas na Administração Pública, bem como as características fundamentais da gestão de pessoas capazes de contribuir para que os trabalhadores atuem de forma integrada, com a capacidade de liderar e inovar na sua vivência profissional e de trabalhar em equipe, de modo a integrá-las aos objetivos da organização.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Gestão de Pessoas nas Organizações. Conhecer a evolução e desafios da gestão de pessoas nas organizações, bem como seus aspectos estratégicos. Reconhecer a importância da gestão de pessoas nas organizações. Identificar políticas e processos relacionados ao trabalho humano nas organizações.

  • Unidade 2: Liderança & Formação e desenvolvimento de equipe. Conhecer os aspectos relacionados à gestão de pessoas. Identificar o papel do líder e das relações pessoais existentes nas organizações. Reconhecer o perfil do profissional da área de gestão de pessoas.

  • Unidade 3: Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Conhecer os tipos de ações estratégicas utilizadas no desenvolvimento de pessoas. Identificar as práticas relacionadas à avaliação de pessoas. Conhecer práticas de gestão dos talentos humanos da organização, através da identificação das habilidades e competências.

  • Unidade 4: Comportamento Organizacional/ Orientação Funcional. Apresentar os principais conceitos do comportamento organizacional. Apresentar legislação Direitos, deveres e regime disciplinar do servidor. Conhecer os aspectos relevantes das relações humanas dentro da organização.

OBJETIVOS: O curso de Gestão de Contratos aborda os aspectos dos Contratos Administrativos, seus conceitos, as especificidades do regime jurídico, as normas e jurisprudências aplicáveis. Traz a formalização de contratos, bem como as possíveis alterações contratuais diante dos limites estabelecidos pela lei. Apresenta também os riscos à motivação do gastos, à destinação do contrato para finalidade pública, sanções pelo descumprimento e a conveniência ou obrigação de rescisão ou anulação de contratos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão de Contratos. Entender os conceitos de contratos administrativos. Compreender o regime jurídico dos principais contratos e o controle dos Contratos. Diferenciar Contratos e Convênios.

  • Unidade 2: Gestão de Contratos, Formalização,  Obrigações e Peculiaridades. Compreender sobre a formalização e a gestão dos contratos. Classificar a contratação no setor público. Entender sobre as cláusulas contratuais. Identificar as peculiariedades de um contrato Administrativo.

  • Unidade 3: Responsabilidade pela execução do Contrato. Identificar a importância da responsabilidade pela execução do contrato. Compreender sobre o risco quanto à motivação do gasto. Entender a obrigatoriedade para destinação ao interesse público. Reconhecer a importância da fiscalização e das sanções.

  • Unidade 4: Inexecução e extinção dos Contratos. Conhecer sobre a extinção dos Contratos. Compreender a Teoria da Imprevisão. Caracterizar a anulação e rescisão de contrato.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar os conceitos, técnicas e métodos básicos de gerenciamento de projetos adequados à administração pública e à iniciativa privada.

Duração do curso: 45 diasCarga horária estimada: 60h

  • Módulo 1: Entendendo Planejamento e Projeto. Introdução e conceitos de planejamento. Conceitos e características de projetos. Classificações de projeto. Gerenciando processos de um projeto.
  • Módulo 2: Modelo Simplificado. Apresentação, justificativa e objetivos. Público-alvo, metas e metodologia do projeto. Avaliação, formulação de indicadores e possíveis parceiros. Comunicação; orçamento e recursos, e fontes de financiamento do projeto. Cronograma de atividades; planejamento e administração; sustentabilidade, e equipe.
  • Módulo 3: As Nove Áreas do Gerenciamento de Projetos. Gerenciamento da integração. Gerenciamento do escopo. Gerenciamento do tempo. Gerenciamento de custos. Gerenciamento da comunicação. Gerenciamento de aquisições. Gerenciamento de risco. Gerenciamento de recursos humanos. Gerenciamento da qualidade.

OBJETIVOS: Proporcionar a compreensão da importância da Gestão por Competências para a Gestão dos Recursos Humanos na organização, bem como a aprendizagem dos métodos e etapas de desenvolvimento de um sistema de Gestão por Competências. Explicar e descrever os processos de planejamento e execução de um programa de Gestão por Competências e com o auxílio de exemplos de aplicação aliada à prática dos servidores públicos, proporcionar a compreensão dos procedimentos para o desenvolvimento de um programa de Gestão por Competências.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Gestão por Competências. Compreender o que é competência. Diferenciando competência organizacional de competência pessoal. Identificar os diferentes tipos de competências profissionais na organização. Reconhecer um sistema de Gestão por Competências.

  • Unidade 2: Metodologias de implementação da Gestão por Competências. Reconhecer os processos iniciais de mapeamento e mensuração de competências. Compreender como adequar as competências dos profissionais às competências esperadas pela organização. Identificar perfis profissionais e desenvolver indicadores de competências.

  • Unidade 3: Metodologias de manutenção do processo de Gestão por Competências. Compreender a importância da ampla aceitação  e manutenção dos processos de Gestão por Competências na organização. Identificar as ações voltadas para manter  e melhorar o processo.

  • Unidade 4: Gestão de desempenho na Gestão por competências. Compreender a importância e necessidade de alinhar o plano de Gestão por Competências à gestão de desempenho da organização. Identificar ações de avaliação que possibilitem a melhoria e adequação do processo. Reconhecer as ações de acompanhamento do processo bem como planos de sucessão.

OBJETIVOS: Analisar as principais disposições legais sobre as licitações, de modo a identificar casos de obrigatoriedade e dispensa, modalidades e procedimentos licitatórios.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Conceitos básicos. Conhecer o conceito de licitação e suas finalidades. Compreender os casos de obrigatoriedade da licitação e os princípios que regem as mesmas. Reconhecer as diferentes modalidades licitatórias. Identificar a legislação de regência e a competência para legislar sobre licitações.

  • Unidade 2: O procedimento das licitações. Conhecer as fases das licitações. Identificar as etapas de cada certame licitatório, utilizando a concorrência como parâmetro. Compreender a diferença procedimental entre a concorrência, a tomada de preços e o convite. Reconhecer  as principais características do leilão e do concurso.

  • Unidade 3: Pregão. Entender o pregão e as suas modalidades previstas na legislação. Compreender o procedimento do pregão. Analisar peculiaridades do pregão. Conhecer casos polêmicos, de acordo com a jurisprudência do TCE/SC.

  • Unidade 4: Contratação direta. Identificar as hipóteses legais de contratação direta. Entender a diferença entre as hipóteses de contratação direta. Analisar as principais hipóteses de contratação direta e respectivos procedimentos obrigatórios. Identificar casos polêmicos, de acordo com a jurisprudência do TCE/SC.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender os conceitos do Direito Administrativo vivenciados no cotidiano do serviço público.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo 1: Definições e Conceitos de Direito Administrativo. O surgimento da figura do estado. Conceito de Direito Administrativo. Fontes do Direito Administrativo. Princípios do Direito Administrativo I. Princípios do Direito Administrativo II.
  • Módulo 2: Administração Pública. Introdução à Administração Pública. Órgãos e agentes públicos. Prestação da atividade administrativa.
  • Módulo 3: Poderes Administrativos. Poder vinculado. Poder hierárquico. Poder disciplinar. Poder regulamentar. Poder de polícia.
  • Módulo 4: Atos Administrativos. Fatos e atos administrativos. Atributos e requisitos do ato administrativo. Teoria dos motivos determinantes. Classificação dos atos administrativos. Extinção dos atos administrativos.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de identificar e aplicar princípios do direito administrativo em atos da administração pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo 1: Administração Pública. Segurança jurídica e motivação. Ampla defesa e contraditório. Legitimidade, veracidade e especialidade. Outros princípios importantes.
  • Módulo 2: A Organização Político-Administrativa. A estrutura político-administrativa brasileira e a imperatividade. Autoexecutoriedade e tipicidade.
  • Módulo 3: Licitação. Princípios do direito administrativo aplicáveis às licitações. A Lei nº 8.666/93 e a contratação sem licitação. Modalidades de licitações. O pregão.
  • Módulo 4: Processo Administrativo. O processo administrativo. Princípios constitucionais que norteiam o processo administrativo.
  • Módulo 5: A Responsabilidade Civil do Estado. A responsabilidade objetiva do estado segundo a constituição. Teorias afins.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e colocar em prática conceitos de liderança que promovam o alcance de resultados organizacionais.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo1: Liderança. O que é liderança?. Diferentes teorias sobre liderança. Pontos fundamentais da liderança. Liderança formal e moral. Liderança e poder.
  • Módulo 2: O Líder. Competências do líder. Chefia X liderança. Administração de conflitos. Elogios e repreensão. Como liderar a mudança. Liderança na busca de resultados.

OBJETIVOS: Compreender os fundamentos do planejamento e do orçamento no setor público e identificar a legislação que orienta o funcionamento destes mecanismos da Administração Pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Fundamentos do planejamento e do orçamento público. Compreender a importância do planejamento para o desenvolvimento da gestão pública; Entender o papel do orçamento público no desenvolvimento do Estado contemporâneo; Identificar a função do planejamento e do orçamento público na Administração Pública atual.

  • Unidade 2: Legislação aplicada ao planejamento e ao orçamento público. Identificar os aspectos legais que envolvem o planejamento público; Compreender os principais dispositivos legais que orientam os orçamentos públicos; Entender a dinâmica existente entre planejamento e orçamento público e os mecanismos burocráticos que regulam seu funcionamento.

  • Unidade 3: Técnicas de elaboração de planejamento. Conhecer técnicas de elaboração de planejamento; Entender as funções do Planejamento Estratégico (bem como seus principais métodos) e do Plano Plurianual; Compreender as etapas de monitoramento e avaliação do planejamento.

  • Unidade 4: Elaboração de orçamento e processos orçamentários. Identificar as etapas do processo orçamentário, bem como suas funções; Entender a finalidade do contingenciamento e da alteração de um orçamento; Aprimorar o emprego do orçamento como instrumento de gestão.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de Planejamento Estratégico.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo 1: Competitividade, Eficiência e Estratégia. Eficiência e competitividade. Estratégia. Planejamento. Planejamento público. Planejamento estratégico.
  • Módulo 2: Fundamentos Estratégicos e Análise Ambiental. Negócio, visão, missão. Fatores críticos de sucesso, princípios e valores. Componentes do ambiente. Análise interna. Análise externa.
  • Módulo 3: Objetivos e Indicadores Estratégicos. Objetivos estratégicos. Indicadores estratégicos. Plano de ação. Modelo de plano de ação. Monitoramento e avaliação.

OBJETIVOS: Capacitar o servidor público a buscar, construir e analisar indicadores sociais no âmbito das atividades do Planejamento Governamental e da Gestão Pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Conceito e relevância dos Indicadores Sociais. Compreender a relevância dos indicadores sociais como instrumentos na gestão pública. Propor objetivos programáticos visando à construção de um indicador social. Avaliar as condições de vida de uma população através dos indicadores sociais.

  • Unidade 2: Indicadores e Diagnóstico Socioeconômico. Conhecer os atributos e os principais tipos de indicadores sociais. Entender a potencialidade dos indicadores na elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Identificar as limitações dos indicadores no processo de análise e elaboração de diagnósticos socioeconômicos.

  • Unidade 3: Sistema Estatístico Nacional. Conhecer as principais instituições produtoras de informação estatística no Brasil. Compreender as pesquisas centrais do IBGE. Identificar as principais publicações e registros administrativos do Sistema Estatístico Nacional.

  • Unidade 4: Indicadores e o planejamento de projetos e programas. Reconhecer as principais fontes de dados e aplicativos para a busca e construção de indicadores sociais. Localizar na internet as principais fontes de dados e aplicativos para análise e construção de indicadores sociais. Identificar os dados e indicadores econômicos. Conhecer a metodologia de construção de indicadores de programas.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de realizar um atendimento que atenda às expectativas do cidadão-usuário.

Duração do curso: 15 dias | Carga horária estimada: 20h

  • Módulo 1: Qualidade. Definições de qualidade. Dimensões da qualidade. Qualidade no serviço público.
  • Módulo 2: Serviços. Serviços públicos. Cliente. Cidadão e Estado.
  • Módulo 3: Atender com Qualidade. Como realizar um bom atendimento. Os sete pecados no atendimento. Administrando as expectativas dos clientes. Como lidar com as reclamações dos clientes. Custo da não qualidade.
  • Módulo 4: Atender com Qualidade no Serviço Público. O atendimento do servidor público. Deveres do servidor público perante o cidadão e o Estado. O servidor e a imagem do serviço público.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de comunicação oficial do serviço público.

Duração do curso: 45 dias | Carga horária estimada: 60h

  • Módulo 1: Organizando Ideias. Aumentando o nível de interesse para aprender melhor. Vencendo o medo de escrever. Estruturando o texto e colocando as ideias no papel. A língua a serviço da comunicação. Dicas de como falar e escrever bem.
  • Módulo 2: Redação Oficial. Aspectos gerais da Redação Oficial. Características da Redação Oficial. Elementos comuns nas correspondências oficiais. Elementos gramaticais I. Elementos gramaticais II.
  • Módulo 3: Redigindo Segundo a Redação Oficial. Ato administrativo. Comunicações oficiais e requerimento. Processo administrativo. Contrato administrativo e atos complexos.
  • Módulo 4: Comunicação Eletrônica. Comunicação eletrônica na administração pública. Usando CE na comunicação interna. Normas para correio eletrônico.