Dezembro 2018

OBJETIVOS: Capacitar profissionais para criar e ministrar cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Moodle. Acessar o ambiente virtual de aprendizagem. Identificar as formas de navegação. Localizar e alterar seu perfil de usuário. Configurar um curso. Definir o uso de blocos laterais. Inscrever alunos no curso.

  • Unidade 2: Construção de Cursos. Montar e editar um curso. Adicionar recursos e atividades..

  • Unidade 3: Avaliação, Notas e Relatórios. Configurar e dar nota aos trabalhos dos alunos. Construir bancos de questões e provas. Consultar e alterar o livro de notas. Identificar os relatórios de curso.

  • Unidade 4: Tópicos avançados. Trabalhar com grupos. Estabelecer condições para conclusão de atividades e do curso. Restringir a disponibilidade itens de acordo com condições. Reutilizar atividades e cursos.

OBJETIVOS: Compreender a relevância da análise e melhoria de processos para administração pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução à gestão da qualidade. Conhecer o conceito da gestão da gestão de qualidade. Identificar os benefícios das ferramentas da gestão de qualidade. Entender o fluxograma do processo e como praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 2: A relevância da equipe. Reconhecer como o trabalho de cada servidor influencia na gestão de qualidade. Identificar qual a relação da equipe com a gestão de qualidade. Compreender os processos de trabalho que a equipe deve realizar para conseguir praticar a gestão de qualidade.

  • Unidade 3: A importância do Ciclo PDCA. Identificar o conceito do ciclo PDCA. Diferenciar cada fase do ciclo PDCA. Compreender como praticar o ciclo PDCA no dia a dia.

  • Unidade 4: A aplicação da metodologia de análise e solução de problemas na gestão de qualidade. Compreender o significado da MASP. Entender como usar a MASP no dia a dia. Identificar os benefícios da aplicação da MASP.

OBJETIVOS: Desenvolver uma compreensão aprimorada a respeito dos controles na administração pública, seu conceito, classificações e respectivos desdobramentos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Controle na Administração Pública e Prestação de Contas. Diferenciar as formas de controle na administração pública. Conhecer os conceitos preliminares em torno das prestações de contas. Compreender a importância das prestações de contas.

  • Unidade 2: Controle Externo. Identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo. Compreender as respectivas funções dos órgãos responsáveis pelo controle externo. Reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para com a transparência nas ações governamentais.

  • Unidade 3: Controle Interno. Reconhecer a função do controle interno. Compreender a relação existente entre controle interno e administração pública. Identificar a contribuição que os controles internos proporcionam a administração pública.

  • Unidade 4: Controle Social. Conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública. Identificar os instrumentos de controle social disponíveis a sociedade. Compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.

OBJETIVOS: Compreender o que é o desenvolvimento regional, bem como entender que as políticas públicas são, no Brasil, as promotoras do desenvolvimento regional. Entender ainda que há muitos impasses à implementação e municipalização de políticas públicas, no entanto, estes podem ser minimizados com a participação e envolvimento dos atores sociais (sociedade civil, servidores públicos, setores privados, ONGS) a qual promoverá o desenvolvimento local por intermédio da atitude empreendedora e seus mecanismos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Desenvolvimento Regional e Local. Compreender o conceito de globalização, território e sociedade. Identificar os diferentes conceitos de desenvolvimento e os indicadores aos quais estão relacionados. (Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável). Reconhecer a importância do desenvolvimento regional e como ele ocorre na prática, principalmente em relação à Santa Catarina.

  • Unidade 2: Políticas Públicas para Desenvolvimento Regional. Entender os conceitos e definições de política e a sua dinâmica. Compreender que com a descentralização política os municípios tornaram-se os responsáveis por implementar políticas públicas. Reconhecer a dinâmica da municipalização de políticas públicas. Identificar as principais dificuldades de implementação de políticas públicas e as técnicas e métodos de avaliação.

  • Unidade 3: Gestão do Desenvolvimento. Compreender os conceitos de poder local. Identificar os principais fatores locacionais e organizacionais que podem influenciar no desenvolvimento local ou regional. Assimilar a importância da governança e do exercício da cidadania no desenvolvimento regional/local.

  • Unidade 4: Empreendedorismo. Absorver o conceito do empreendedorismo. Captar as noções centrais da identificação e da criação de oportunidades de desenvolvimento. Entender o que é planejamento estratégico. Identificar as principais metodologias e teorias do empreendedorismo e da promoção do desenvolvimento local.  (Formação de Arranjos Locacionais, Promoção do turismo, Incubadores, entre outros).

OBJETIVOS: O curso de Gestão de Contratos aborda os aspectos dos Contratos Administrativos, seus conceitos, as especificidades do regime jurídico, as normas e jurisprudências aplicáveis. Traz a formalização de contratos, bem como as possíveis alterações contratuais diante dos limites estabelecidos pela lei. Apresenta também os riscos à motivação do gastos, à destinação do contrato para finalidade pública, sanções pelo descumprimento e a conveniência ou obrigação de rescisão ou anulação de contratos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão de Contratos. Entender os conceitos de contratos administrativos. Compreender o regime jurídico dos principais contratos e o controle dos Contratos. Diferenciar Contratos e Convênios.

  • Unidade 2: Gestão de Contratos, Formalização,  Obrigações e Peculiaridades. Compreender sobre a formalização e a gestão dos contratos. Classificar a contratação no setor público. Entender sobre as cláusulas contratuais. Identificar as peculiariedades de um contrato Administrativo.

  • Unidade 3: Responsabilidade pela execução do Contrato. Identificar a importância da responsabilidade pela execução do contrato. Compreender sobre o risco quanto à motivação do gasto. Entender a obrigatoriedade para destinação ao interesse público. Reconhecer a importância da fiscalização e das sanções.

  • Unidade 4: Inexecução e extinção dos Contratos. Conhecer sobre a extinção dos Contratos. Compreender a Teoria da Imprevisão. Caracterizar a anulação e rescisão de contrato.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender os conceitos do Direito Administrativo vivenciados no cotidiano do serviço público.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo 1: Definições e Conceitos de Direito Administrativo. O surgimento da figura do estado. Conceito de Direito Administrativo. Fontes do Direito Administrativo. Princípios do Direito Administrativo I. Princípios do Direito Administrativo II.
  • Módulo 2: Administração Pública. Introdução à Administração Pública. Órgãos e agentes públicos. Prestação da atividade administrativa.
  • Módulo 3: Poderes Administrativos. Poder vinculado. Poder hierárquico. Poder disciplinar. Poder regulamentar. Poder de polícia.
  • Módulo 4: Atos Administrativos. Fatos e atos administrativos. Atributos e requisitos do ato administrativo. Teoria dos motivos determinantes. Classificação dos atos administrativos. Extinção dos atos administrativos.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e colocar em prática conceitos de liderança que promovam o alcance de resultados organizacionais.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo1: Liderança. O que é liderança?. Diferentes teorias sobre liderança. Pontos fundamentais da liderança. Liderança formal e moral. Liderança e poder.
  • Módulo 2: O Líder. Competências do líder. Chefia X liderança. Administração de conflitos. Elogios e repreensão. Como liderar a mudança. Liderança na busca de resultados.

OBJETIVOS: Compreender os fundamentos do planejamento e do orçamento no setor público e identificar a legislação que orienta o funcionamento destes mecanismos da Administração Pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Fundamentos do planejamento e do orçamento público. Compreender a importância do planejamento para o desenvolvimento da gestão pública; Entender o papel do orçamento público no desenvolvimento do Estado contemporâneo; Identificar a função do planejamento e do orçamento público na Administração Pública atual.

  • Unidade 2: Legislação aplicada ao planejamento e ao orçamento público. Identificar os aspectos legais que envolvem o planejamento público; Compreender os principais dispositivos legais que orientam os orçamentos públicos; Entender a dinâmica existente entre planejamento e orçamento público e os mecanismos burocráticos que regulam seu funcionamento.

  • Unidade 3: Técnicas de elaboração de planejamento. Conhecer técnicas de elaboração de planejamento; Entender as funções do Planejamento Estratégico (bem como seus principais métodos) e do Plano Plurianual; Compreender as etapas de monitoramento e avaliação do planejamento.

  • Unidade 4: Elaboração de orçamento e processos orçamentários. Identificar as etapas do processo orçamentário, bem como suas funções; Entender a finalidade do contingenciamento e da alteração de um orçamento; Aprimorar o emprego do orçamento como instrumento de gestão.

OBJETIVOS: Capacitar o servidor público a buscar, construir e analisar indicadores sociais no âmbito das atividades do Planejamento Governamental e da Gestão Pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Conceito e relevância dos Indicadores Sociais. Compreender a relevância dos indicadores sociais como instrumentos na gestão pública. Propor objetivos programáticos visando à construção de um indicador social. Avaliar as condições de vida de uma população através dos indicadores sociais.

  • Unidade 2: Indicadores e Diagnóstico Socioeconômico. Conhecer os atributos e os principais tipos de indicadores sociais. Entender a potencialidade dos indicadores na elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Identificar as limitações dos indicadores no processo de análise e elaboração de diagnósticos socioeconômicos.

  • Unidade 3: Sistema Estatístico Nacional. Conhecer as principais instituições produtoras de informação estatística no Brasil. Compreender as pesquisas centrais do IBGE. Identificar as principais publicações e registros administrativos do Sistema Estatístico Nacional.

  • Unidade 4: Indicadores e o planejamento de projetos e programas. Reconhecer as principais fontes de dados e aplicativos para a busca e construção de indicadores sociais. Localizar na internet as principais fontes de dados e aplicativos para análise e construção de indicadores sociais. Identificar os dados e indicadores econômicos. Conhecer a metodologia de construção de indicadores de programas.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de comunicação oficial do serviço público.

Duração do curso: 45 dias | Carga horária estimada: 60h

  • Módulo 1: Organizando Ideias. Aumentando o nível de interesse para aprender melhor. Vencendo o medo de escrever. Estruturando o texto e colocando as ideias no papel. A língua a serviço da comunicação. Dicas de como falar e escrever bem.
  • Módulo 2: Redação Oficial. Aspectos gerais da Redação Oficial. Características da Redação Oficial. Elementos comuns nas correspondências oficiais. Elementos gramaticais I. Elementos gramaticais II.
  • Módulo 3: Redigindo Segundo a Redação Oficial. Ato administrativo. Comunicações oficiais e requerimento. Processo administrativo. Contrato administrativo e atos complexos.
  • Módulo 4: Comunicação Eletrônica. Comunicação eletrônica na administração pública. Usando CE na comunicação interna. Normas para correio eletrônico.