Março 2018

OBJETIVOS: Disponibilizar ao servidor da administração pública do estado de Santa Catarina conhecimentos teóricos e práticos, em nível básico, que possibilitem reconhecer a importância da gestão pública, da administração orçamentária, das boas práticas no desempenho de suas funções, da progressão profissional e da atenção à saúde, visando a excelência na prestação do serviço público.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Conhecendo a Administração Pública do Estado de Santa Catarina. Entender o funcionamento da administração pública estadual.

  • Unidade 2: Compras: processos de aquisição, responsabilidades fiscais e gestão de bens e serviços. Compreender e identificar os processos, regras, leis e práticas da aquisição e gestão de bens públicos e serviços tomados.

  • Unidade 3: Servidor Público: Direitos, deveres e boas práticas. Reconhecer e colocar em prática os direitos, os deveres e as boas práticas para o exercício da função pública.

  • Unidade 4: Desenvolvimento profissional e atenção à saúde. Compreender a importância do desenvolvimento de sua carreira profissional enquanto servidor público e perceber os benefícios da progressão funcional e atenção à saúde.

OBJETIVOS: Qualificar os servidores públicos por meio de informações e exemplificações claras sobre situações conflituosas causadas por diversos fatores dentro da organização, bem como suas consequências, traumas e estratégias de eliminação.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Descobrindo os conflitos. Compreender o significado dos conflitos, bem como seus impactos. Identificar os tipos de conflitos existentes, conhecendo também suas causas e origens. Analisar possíveis situações conflituosas, compreendendo seus efeitos positivos e negativos.

  • Unidade 2: Convivendo com os colegas de trabalho. Compreender a existência de si e do outro como parte integrante da organização. Reconhecer os próprios erros e a partir deles buscar atitudes que promovam o seu crescimento pessoal e profissional. Adquirir a habilidade de ouvir, reconhecendo a importância das críticas construtivas como fator primordial para o bom desempenho da organização. Reconhecer a diversidade como fator enriquecedor do processo evitando situações preconceituosas.

  • Unidade 3: Assédio Moral. Compreender o significado de assédio moral, bem como seus aspectos legais. Reconhecer os possíveis alvos do assédio moral. Identificar os objetivos e estratégias utilizados pelo agressor. Analisar as consequências do assédio moral, assim como métodos de tratamento e prevenção.

  • Unidade 4: Mediando os Conflitos. Identificar possíveis soluções para minimizar situações causadoras de conflitos dentro da organização. Conhecer os diversos estilos de administração de conflitos, bem como estratégias de eliminação. Compreender o conflito como um fator importante para o processo de mudança.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de administração do tempo disponíveis.

Duração do curso: 15 dias | Carga horária estimada: 20h

  • Módulo 1: A Importância da Administração do Tempo. A importância do tempo para a qualidade de vida. Tempo e produtividade. Os princípios básicos da administração do tempo. Os desperdiçadores de tempo. Técnicas para minimizar os desperdiçadores de tempo.
  • Módulo 2: Administração do Tempo no Trabalho. Planejando o tempo no trabalho. Definindo prioridades. Fixando objetivos. A organização pessoal e da equipe. A procrastinação e suas causas. Tecnologia da informação e administração do tempo.

OBJETIVOS: Compreender os principais conceitos que envolvem a Gestão e Administração Pública. Introduzir os princípios aplicados a Gestão e Administração Pública. Fornecer os conceitos necessários para o Desenvolvimento e Aplicação de Competências dos Gestores Públicos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão e Administração Pública. Compreender os principais conceitos da Gestão e Administração Pública. Diferenciar a aplicação dos conceitos da Gestão e Administração do contexto Público, Privado e do Terceiro Setor. Identificar as Leis, Diretrizes Financeiras e Orçamentárias da Gestão e Administração Pública. Compreender os conceitos de Compras, Licitações e Contratos da Administração e Gestão Pública.

  • Unidade 2: Princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar os princípios da Gestão e Administração Pública. Compreender a Estrutura da Gestão e Administração Pública. Reconhecer a aplicação dos princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar fatores críticos e conflitos na aplicação dos princípios que regulamentam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 3: Competências Fundamentais na Gestão e Administração Pública. Identificar as competências requeridas na Gestão e Administração Pública. Reconhecer mecanismos para desenvolver as competências necessárias à Gestão e Administração Pública. Compreenderas competências necessárias à Gestão e Administração Pública e o Perfil Profissional dos Gestores Públicos. Descrever cenários organizacionais que limitam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 4: A Gestão e Administração Pública Contemporânea. Compreender  as necessidades das organizações e a Gestão e Administração Pública Contemporânea. Identificar os fatores críticos para o sucesso na Gestão e Administração Pública Contemporânea. Descrever as prioridades organizacionais e o bom andamento das atividades da Gestão e Administração Pública Contemporânea. Reconhecer os impedimentos e resolver conflitos existentes na Gestão e Administração Pública Contemporânea.

OBJETIVOS: Aprimorar o conhecimento teórico e  prático acerca da regular formalização das aquisições públicas, em especial quanto ao conteúdo e  as técnicas de elaboração dos documentos relevantes do processo licitatório: termo de referência, projeto básico, projeto executivo e edital, garantindo a sua legalidade e propiciando maior eficiência.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Instrumentos Indispensáveis à Licitação. Reconhecer a importância da fase interna ou preparatória da licitação. Compreender acerca dos principais conceitos e institutos atinentes ao processo licitatório. Distinguir os diferentes tipos de objetos que podem ser licitados e suas peculiaridades.

  • Unidade 2: Fase Interna da Licitação: Termo de Referência ou Projeto Básico. Definir e distinguir termo de referência, projeto básico e projeto executivo apontando sua utilização adequada. Identificar suas respectivas aplicações. Compreender a finalidade e a importância da definição clara e precisa do objeto para o sucesso da licitação.

  • Unidade 3: Elementos Essenciais ao Termo de Referência. Reconhecer os elementos necessários e suficientes para caracterizar o objeto de licitação. Compreender a estrutura básica do termo de referência e seus elementos. Identificar adequadamente a necessidade de contratação. Reconhecer o dimensionamento econômico do objeto licitado.

  • Unidade 4: Fase Externa da Licitação: Divulgação do Edital e Contração. Reconhecer os elementos que compõem o edital. Identificar as características e as cláusulas necessárias ao contrato administrativo, assim como as regras de prorrogação e alteração contratual. Compreender as ferramentas e exigências legais para o adequado acompanhamento da execução contratual e identificar as hipóteses de inexecução.

OBJETIVOS: Compreender o que é o desenvolvimento regional, bem como entender que as políticas públicas são, no Brasil, as promotoras do desenvolvimento regional. Entender ainda que há muitos impasses à implementação e municipalização de políticas públicas, no entanto, estes podem ser minimizados com a participação e envolvimento dos atores sociais (sociedade civil, servidores públicos, setores privados, ONGS) a qual promoverá o desenvolvimento local por intermédio da atitude empreendedora e seus mecanismos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Desenvolvimento Regional e Local. Compreender o conceito de globalização, território e sociedade. Identificar os diferentes conceitos de desenvolvimento e os indicadores aos quais estão relacionados. (Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável). Reconhecer a importância do desenvolvimento regional e como ele ocorre na prática, principalmente em relação à Santa Catarina.

  • Unidade 2: Políticas Públicas para Desenvolvimento Regional. Entender os conceitos e definições de política e a sua dinâmica. Compreender que com a descentralização política os municípios tornaram-se os responsáveis por implementar políticas públicas. Reconhecer a dinâmica da municipalização de políticas públicas. Identificar as principais dificuldades de implementação de políticas públicas e as técnicas e métodos de avaliação.

  • Unidade 3: Gestão do Desenvolvimento. Compreender os conceitos de poder local. Identificar os principais fatores locacionais e organizacionais que podem influenciar no desenvolvimento local ou regional. Assimilar a importância da governança e do exercício da cidadania no desenvolvimento regional/local.

  • Unidade 4: Empreendedorismo. Absorver o conceito do empreendedorismo. Captar as noções centrais da identificação e da criação de oportunidades de desenvolvimento. Entender o que é planejamento estratégico. Identificar as principais metodologias e teorias do empreendedorismo e da promoção do desenvolvimento local.  (Formação de Arranjos Locacionais, Promoção do turismo, Incubadores, entre outros).

OBJETIVOS: Proporcionar a compreensão da importância da Gestão por Competências para a Gestão dos Recursos Humanos na organização, bem como a aprendizagem dos métodos e etapas de desenvolvimento de um sistema de Gestão por Competências. Explicar e descrever os processos de planejamento e execução de um programa de Gestão por Competências e com o auxílio de exemplos de aplicação aliada à prática dos servidores públicos, proporcionar a compreensão dos procedimentos para o desenvolvimento de um programa de Gestão por Competências.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Gestão por Competências. Compreender o que é competência. Diferenciando competência organizacional de competência pessoal. Identificar os diferentes tipos de competências profissionais na organização. Reconhecer um sistema de Gestão por Competências.

  • Unidade 2: Metodologias de implementação da Gestão por Competências. Reconhecer os processos iniciais de mapeamento e mensuração de competências. Compreender como adequar as competências dos profissionais às competências esperadas pela organização. Identificar perfis profissionais e desenvolver indicadores de competências.

  • Unidade 3: Metodologias de manutenção do processo de Gestão por Competências. Compreender a importância da ampla aceitação  e manutenção dos processos de Gestão por Competências na organização. Identificar as ações voltadas para manter  e melhorar o processo.

  • Unidade 4: Gestão de desempenho na Gestão por competências. Compreender a importância e necessidade de alinhar o plano de Gestão por Competências à gestão de desempenho da organização. Identificar ações de avaliação que possibilitem a melhoria e adequação do processo. Reconhecer as ações de acompanhamento do processo bem como planos de sucessão.

OBJETIVOS: Analisar as principais disposições legais sobre as licitações, de modo a identificar casos de obrigatoriedade e dispensa, modalidades e procedimentos licitatórios.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Conceitos básicos. Conhecer o conceito de licitação e suas finalidades. Compreender os casos de obrigatoriedade da licitação e os princípios que regem as mesmas. Reconhecer as diferentes modalidades licitatórias. Identificar a legislação de regência e a competência para legislar sobre licitações.

  • Unidade 2: O procedimento das licitações. Conhecer as fases das licitações. Identificar as etapas de cada certame licitatório, utilizando a concorrência como parâmetro. Compreender a diferença procedimental entre a concorrência, a tomada de preços e o convite. Reconhecer  as principais características do leilão e do concurso.

  • Unidade 3: Pregão. Entender o pregão e as suas modalidades previstas na legislação. Compreender o procedimento do pregão. Analisar peculiaridades do pregão. Conhecer casos polêmicos, de acordo com a jurisprudência do TCE/SC.

  • Unidade 4: Contratação direta. Identificar as hipóteses legais de contratação direta. Entender a diferença entre as hipóteses de contratação direta. Analisar as principais hipóteses de contratação direta e respectivos procedimentos obrigatórios. Identificar casos polêmicos, de acordo com a jurisprudência do TCE/SC.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de identificar e aplicar princípios do direito administrativo em atos da administração pública.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo 1: Administração Pública. Segurança jurídica e motivação. Ampla defesa e contraditório. Legitimidade, veracidade e especialidade. Outros princípios importantes.
  • Módulo 2: A Organização Político-Administrativa. A estrutura político-administrativa brasileira e a imperatividade. Autoexecutoriedade e tipicidade.
  • Módulo 3: Licitação. Princípios do direito administrativo aplicáveis às licitações. A Lei nº 8.666/93 e a contratação sem licitação. Modalidades de licitações. O pregão.
  • Módulo 4: Processo Administrativo. O processo administrativo. Princípios constitucionais que norteiam o processo administrativo.
  • Módulo 5: A Responsabilidade Civil do Estado. A responsabilidade objetiva do estado segundo a constituição. Teorias afins.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de Planejamento Estratégico.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo 1: Competitividade, Eficiência e Estratégia. Eficiência e competitividade. Estratégia. Planejamento. Planejamento público. Planejamento estratégico.
  • Módulo 2: Fundamentos Estratégicos e Análise Ambiental. Negócio, visão, missão. Fatores críticos de sucesso, princípios e valores. Componentes do ambiente. Análise interna. Análise externa.
  • Módulo 3: Objetivos e Indicadores Estratégicos. Objetivos estratégicos. Indicadores estratégicos. Plano de ação. Modelo de plano de ação. Monitoramento e avaliação.