Janeiro 2018

OBJETIVOS: Qualificar os servidores públicos por meio de informações e exemplificações claras sobre situações conflituosas causadas por diversos fatores dentro da organização, bem como suas consequências, traumas e estratégias de eliminação.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Descobrindo os conflitos. Compreender o significado dos conflitos, bem como seus impactos. Identificar os tipos de conflitos existentes, conhecendo também suas causas e origens. Analisar possíveis situações conflituosas, compreendendo seus efeitos positivos e negativos.

  • Unidade 2: Convivendo com os colegas de trabalho. Compreender a existência de si e do outro como parte integrante da organização. Reconhecer os próprios erros e a partir deles buscar atitudes que promovam o seu crescimento pessoal e profissional. Adquirir a habilidade de ouvir, reconhecendo a importância das críticas construtivas como fator primordial para o bom desempenho da organização. Reconhecer a diversidade como fator enriquecedor do processo evitando situações preconceituosas.

  • Unidade 3: Assédio Moral. Compreender o significado de assédio moral, bem como seus aspectos legais. Reconhecer os possíveis alvos do assédio moral. Identificar os objetivos e estratégias utilizados pelo agressor. Analisar as consequências do assédio moral, assim como métodos de tratamento e prevenção.

  • Unidade 4: Mediando os Conflitos. Identificar possíveis soluções para minimizar situações causadoras de conflitos dentro da organização. Conhecer os diversos estilos de administração de conflitos, bem como estratégias de eliminação. Compreender o conflito como um fator importante para o processo de mudança.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de administração do tempo disponíveis.

Duração do curso: 15 dias | Carga horária estimada: 20h

  • Módulo 1: A Importância da Administração do Tempo. A importância do tempo para a qualidade de vida. Tempo e produtividade. Os princípios básicos da administração do tempo. Os desperdiçadores de tempo. Técnicas para minimizar os desperdiçadores de tempo.
  • Módulo 2: Administração do Tempo no Trabalho. Planejando o tempo no trabalho. Definindo prioridades. Fixando objetivos. A organização pessoal e da equipe. A procrastinação e suas causas. Tecnologia da informação e administração do tempo.

OBJETIVOS: Disponibilizar ao servidor da administração pública do estado de Santa Catarina conhecimentos teóricos e práticos, em nível básico, que possibilitem reconhecer a importância da gestão pública, da administração orçamentária, das boas práticas no desempenho de suas funções, da progressão profissional e da atenção à saúde, visando a excelência na prestação do serviço público.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Conhecendo a Administração Pública do Estado de Santa Catarina. Entender o funcionamento da administração pública estadual.

  • Unidade 2: Compras: processos de aquisição, responsabilidades fiscais e gestão de bens e serviços. Compreender e identificar os processos, regras, leis e práticas da aquisição e gestão de bens públicos e serviços tomados.

  • Unidade 3: Servidor Público: Direitos, deveres e boas práticas. Reconhecer e colocar em prática os direitos, os deveres e as boas práticas para o exercício da função pública.

  • Unidade 4: Desenvolvimento profissional e atenção à saúde. Compreender a importância do desenvolvimento de sua carreira profissional enquanto servidor público e perceber os benefícios da progressão funcional e atenção à saúde.

OBJETIVO GERAL DO CURSO: Capacitar profissionais para criar e ministrar cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Moodle. Acessar o ambiente virtual de aprendizagem. Identificar as formas de navegação. Localizar e alterar seu perfil de usuário. Configurar um curso. Definir o uso de blocos laterais. Inscrever alunos no curso.

  • Unidade 2: Construção de Cursos. Montar e editar um curso. Adicionar recursos e atividades..

  • Unidade 3: Avaliação, Notas e Relatórios. Configurar e dar nota aos trabalhos dos alunos. Construir bancos de questões e provas. Consultar e alterar o livro de notas. Identificar os relatórios de curso.

  • Unidade 4: Tópicos avançados. Trabalhar com grupos. Estabelecer condições para conclusão de atividades e do curso. Restringir a disponibilidade itens de acordo com condições. Reutilizar atividades e cursos.

OBJETIVOS: O curso Criatividade e Inovação tem como objetivo apresentar os conceitos de criatividade e inovação aos servidores do estado de Santa Catarina por meio do viés da gestão de serviços públicos.  A partir de um recorte da literatura atualizada sobre o tema, busca-se pelas experiências exitosas nacionais e internacionais despertar no servidor um novo olhar sobre seu papel no atendimento às novas demandas da sociedade.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Criatividade e Inovação: um convite à reflexão. Diferenciar os conceitos de inovação e criatividade e ser capaz de perceber ambos os fenômenos em seu contexto de vivência. Entender o processo criativo e perceber seus padrões. Compreender o processo de inovação e suas diferentes manifestações e impactos. Entender o gerenciamento da criatividade e da inovação nas organizações.

  • Unidade 2: Inovação no Setor Público. Identificar as peculiaridades do setor público no que tange à gestão da inovação. Compreender o conceito de governo empreendedor e de coprodução do bem público e de que maneira essas abordagens contribuem para uma gestão inovadora dos serviços públicos. Conhecer o design thinking e perceber suas aplicações no atendimento às demandas da sociedade.

  • Unidade 3: Experiências inovadoras de sucesso no setor público. Identificar as formas inovadoras de gerenciamento dos serviços públicos na prática. Conhecer iniciativas internacionais e nacionais de destaque que inovaram a gestão dos serviços públicos. Compreender o contexto do estado de Santa Catarina e identificar os diferentes atores de seu ecossistema de inovação.

  • Unidade 4: Servidor Público: o agente da transformação. Compreender a comunicação e a tecnologia como ferramentas importantes nos processos inovadores. Identificar os novos papéis dos servidores públicos frente a uma sociedade conectada e com novas demandas. Entender o fluxo da administração pública com foco no cidadão. Compreender os servidores públicos como agentes fundamentais na construção de uma gestão pública eficaz e inovadora.

OBJETIVOS: Compreender os principais conceitos que envolvem a Gestão e Administração Pública. Introduzir os princípios aplicados a Gestão e Administração Pública. Fornecer os conceitos necessários para o Desenvolvimento e Aplicação de Competências dos Gestores Públicos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução a Gestão e Administração Pública. Compreender os principais conceitos da Gestão e Administração Pública. Diferenciar a aplicação dos conceitos da Gestão e Administração do contexto Público, Privado e do Terceiro Setor. Identificar as Leis, Diretrizes Financeiras e Orçamentárias da Gestão e Administração Pública. Compreender os conceitos de Compras, Licitações e Contratos da Administração e Gestão Pública.

  • Unidade 2: Princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar os princípios da Gestão e Administração Pública. Compreender a Estrutura da Gestão e Administração Pública. Reconhecer a aplicação dos princípios da Gestão e Administração Pública. Identificar fatores críticos e conflitos na aplicação dos princípios que regulamentam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 3: Competências Fundamentais na Gestão e Administração Pública. Identificar as competências requeridas na Gestão e Administração Pública. Reconhecer mecanismos para desenvolver as competências necessárias à Gestão e Administração Pública. Compreenderas competências necessárias à Gestão e Administração Pública e o Perfil Profissional dos Gestores Públicos. Descrever cenários organizacionais que limitam a Gestão e Administração Pública no cenário atual.

  • Unidade 4: A Gestão e Administração Pública Contemporânea. Compreender  as necessidades das organizações e a Gestão e Administração Pública Contemporânea. Identificar os fatores críticos para o sucesso na Gestão e Administração Pública Contemporânea. Descrever as prioridades organizacionais e o bom andamento das atividades da Gestão e Administração Pública Contemporânea. Reconhecer os impedimentos e resolver conflitos existentes na Gestão e Administração Pública Contemporânea.

OBJETIVOS: Compreender o que é o desenvolvimento regional, bem como entender que as políticas públicas são, no Brasil, as promotoras do desenvolvimento regional. Entender ainda que há muitos impasses à implementação e municipalização de políticas públicas, no entanto, estes podem ser minimizados com a participação e envolvimento dos atores sociais (sociedade civil, servidores públicos, setores privados, ONGS) a qual promoverá o desenvolvimento local por intermédio da atitude empreendedora e seus mecanismos.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Unidade 1: Introdução ao Desenvolvimento Regional e Local. Compreender o conceito de globalização, território e sociedade. Identificar os diferentes conceitos de desenvolvimento e os indicadores aos quais estão relacionados. (Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável). Reconhecer a importância do desenvolvimento regional e como ele ocorre na prática, principalmente em relação à Santa Catarina.

  • Unidade 2: Políticas Públicas para Desenvolvimento Regional. Entender os conceitos e definições de política e a sua dinâmica. Compreender que com a descentralização política os municípios tornaram-se os responsáveis por implementar políticas públicas. Reconhecer a dinâmica da municipalização de políticas públicas. Identificar as principais dificuldades de implementação de políticas públicas e as técnicas e métodos de avaliação.

  • Unidade 3: Gestão do Desenvolvimento. Compreender os conceitos de poder local. Identificar os principais fatores locacionais e organizacionais que podem influenciar no desenvolvimento local ou regional. Assimilar a importância da governança e do exercício da cidadania no desenvolvimento regional/local.

  • Unidade 4: Empreendedorismo. Absorver o conceito do empreendedorismo. Captar as noções centrais da identificação e da criação de oportunidades de desenvolvimento. Entender o que é planejamento estratégico. Identificar as principais metodologias e teorias do empreendedorismo e da promoção do desenvolvimento local.  (Formação de Arranjos Locacionais, Promoção do turismo, Incubadores, entre outros).

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender, realizar e divulgar o ideal de conduta ética no serviço público.

Duração do curso: 15 dias | Carga horária estimada: 20h

  • Módulo 1: Ética. O que é ética. Premissas da conduta ética na função pública. Ética como instrumento de gestão. Elementos da corrupção. Características específicas do padrão ético.
  • Módulo 2: Aspectos da Vida Pública. Conceitos importantes. Iniciativas governamentais: a gestão pública. Código de ética do servidor público.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e colocar em prática conceitos de liderança que promovam o alcance de resultados organizacionais.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo1: Liderança. O que é liderança?. Diferentes teorias sobre liderança. Pontos fundamentais da liderança. Liderança formal e moral. Liderança e poder.
  • Módulo 2: O Líder. Competências do líder. Chefia X liderança. Administração de conflitos. Elogios e repreensão. Como liderar a mudança. Liderança na busca de resultados.

Ao final deste curso, você deverá ser capaz de compreender e aplicar as técnicas de Planejamento Estratégico.

Duração do curso: 30 dias | Carga horária estimada: 40h

  • Módulo 1: Competitividade, Eficiência e Estratégia. Eficiência e competitividade. Estratégia. Planejamento. Planejamento público. Planejamento estratégico.
  • Módulo 2: Fundamentos Estratégicos e Análise Ambiental. Negócio, visão, missão. Fatores críticos de sucesso, princípios e valores. Componentes do ambiente. Análise interna. Análise externa.
  • Módulo 3: Objetivos e Indicadores Estratégicos. Objetivos estratégicos. Indicadores estratégicos. Plano de ação. Modelo de plano de ação. Monitoramento e avaliação.